sábado, 13 de setembro de 2008

Camelo

Mamífero ruminante com duas corcovas. Exemplos de espécies da família dos camelídeos: Camelo (Ásia Central), Dromedário (África do Norte), Lhama (América do Sul).
Um deserto é um local muito seco e os animais que vivem lá nem sempre conseguem encontrar água. Alguns animais do deserto não têm necessidade de beber pois encontram tudo aquilo de que precisam comendo plantas do deserto, que armazenam água dentro delas. Durante o dia, quase todos os animais do deserto vivem debaixo da terra ou à sombra. O calor do sol faria com que eles transpirassem e assim eles perderiam toda a água de seu corpo. Em vez disso, saem à noite, quando o deserto é frio, e por isso não transpiram.
O camelo procede de maneira diferente: tem necessidade de beber muito, mas depois de ter bebido pode ficar dias inteiros sem beber. O seu corpo tem uma constituição que lhe permite armazenar uma grande quantidade de água. O camelo pode ficar ao sol porque transpira muito pouco e com isso não perde a água que armazenou no corpo.

Nenhum comentário: