sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Caracteristicas dos aracnídeos

O seu corpo divide-se em cinco partes ou tagma:
prossoma (2) - a cefalotórax e abdome, . Por outro lado, em Acarina ocorre fusão total entre Prossoma e Opistossoma. A cabeça pode estar coberta por uma carapaça e contém os órgãos dos sentidos, a boca com os seus apêndices:
as
quelíceras;
os
pedipalpos;
as
patas (1), que são número de 8; e
opistossoma (3) - o abdómen, que pode estar dividido em mesossoma (pré-abdome) e metassoma (pós-abdome), alongado e muitas vezes chamado cauda, como nos escorpiões, e pode ou não ser segmentado e onde se encontram as fiandeiras que produzem a seda para a construção da teia de aranha. A teia é uma proteína lançada pelas aranhas, e é um líquido que ao entrar em contato com o ar se solidifica. As aranhas possuem um óleo nas patas o que as impedem de ficarem presas nas teias.

Em algumas espécies, noutras serve pra capturar as presas e noutras ainda como orgão da reprodução. Nos solpugídeos os pedipalpo é semelhante às pata, fazendo parecer que têm cinco pares. As larvas dos ácaros têm apenas 6 patas - o último par só se forma na fase de ninfa.
Os aracnídeos não possuem antenas nem mandíbulas. Apresentam quelíceras ao redor da boca como estruturas envolvidas na manipulação do alimento. Possuem também ao redor da boca um par de pedipalpos, estruturas que podem ter diversas funções. As aranhas e os escorpiões são basicamente carnívoros. Muitos desses predadores possuem glândulas de veneno, que utilizam para paralisar sua presa.

Nenhum comentário: